Evento acontece a partir do dia 31 de julho no Parque Agropecuário de Goiânia e reunirá gastronomia, arte, música e economia criativa em dois finais de semana intensos
Na manhã desta terça-feira (8), aconteceu na sede da Fecomércio Goiás o lançamento oficial do festival Goiás Gastronomia, um dos maiores eventos gastronômicos e culturais do Estado. A cerimônia foi coordenada pelo presidente do Conselho Estadual de Turismo (Cetur) e Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (Sindtur-GO), Ricardo Rodrigues, que fez uma breve fala de agradecimento e, em seguida, apresentou os detalhes da programação.
O evento tem como objetivo valorizar e fortalecer a identidade goiana. “O nosso festival envolve arte, cultura, artesanato e a gastronomia sendo o carro forte, que valoriza nossa cultura, agricultura familiar, economia criativa e tudo que Goiás tem de melhor atualmente”, destacou Ricardo Rodrigues.
O festival Goiás Gastronomia é uma realização do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, por meio do Conselho Estadual de Turismo (Cetur), com correalização da Revista Prazeres da Mesa, Mundo Mesa, Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo. Conta ainda com recursos do Programa Goyazes, da Secretaria de Estado da Cultura, e com o apoio do Sebrae, Prefeitura de Goiânia, Sesc, Senac, Secretaria da Cultura, Secretaria da Retomada e do programa Mesa Brasil.
Estiveram presentes no lançamento do festival a presidente do GoiâniaTur, Nárcia Kelly; o vice-presidente do do Sindtur, Michael Alves; o gerente do Programa Goyazes, Rodrigo Da Veiga Jardim; representando o Coronel Adailton, Sonea Stival; o coordenador gastronômico do Sesc/Senac, Marcio Zago; e representando o diretor do Sebrae Marcelo Lessa, Larissa Ribeiro.
O evento será realizado no Parque Agropecuário de Goiânia, em dois finais de semana: de 31 de julho a 3 de agosto e de 7 a 10 de agosto. A proposta é unir, em um mesmo espaço, diversas expressões da cultura, da culinária e da produção local. A programação inclui o tradicional “Mesa ao Vivo Goiás” e as atividades do “Goiás Queijo e Vinho”, além de mais de 30 operações de alimentação, que vão da alta gastronomia à comida de rua. Estão previstas ainda a participação de mais de 50 chefs renomados, regionais e nacionais, que se apresentarão em cozinhas-shows com oficinas práticas e mesas redondas, incluindo também atividades voltadas ao público infantil e adulto com a presença da Escola de Gastronomia do Senac Goiás e do restaurante-escola Cora.
A programação cultural será extensa, com cerca de 50 apresentações artísticas e folclóricas. O evento também será inclusivo, oferecendo espaços como sala azul para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), brinquedoteca, parque de diversões e ambientes para rodas de conversa.
A entrada no festival será solidária: os ingressos poderão ser retirados gratuitamente pelo site ou aplicativo do Sympla, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições atendidas pelo programa Mesa Brasil Sesc Goiás.









