As tradicionais promoções da última sexta-feira de novembro, que marcam o início das vendas de Natal, movimentaram o setor de comércio do Distrito Federal
Segundo a pesquisa de pós-vendas do Instituto Fecomércio-DF, 96,8% dos estabelecimentos renovaram seus estoques para as vendas de final de ano após a Black Friday de 2023, desempenho superior aos 83,9% registrados em 2022.
A adesão dos lojistas ao período de descontos foi alta, com cerca de 94%, aumentando 11 pontos percentuais do índice que foi previsto na pesquisa de expectativa.
O período da Black Friday teve alta importância para a maior parte dos lojistas do DF (55,12%). No geral, 50,54% do comércio teve vendas melhores em 2023 no comparativo com a performance do ano anterior. Outros 31,10% disseram que as vendas foram iguais e 18,37% informaram que o apurado foi pior. Os artigos de Eletroeletrônico e Vestuário atraíram mais consumidores e lideraram as médias de faturamento por segmento (56 mil e 34 mil, respectivamente).
“A Black Friday se mostra cada vez mais inserida no calendário do comércio brasileiro. Ela chegou para otimizar a dinâmica dos lojistas na renovação de estoque e impulsionamento das vendas no fim de ano. E pelo que pudemos ver, no Distrito Federal, as lojas de rua e de shopping, de fato, conseguiram aproveitar essa oportunidade e atrair os clientes para participar do período de promoção, pois cerca de 50% dos entrevistados disseram que as vendas foram melhores que no ano passado”, explicou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5FaH0NcN8z9tA7i7OzqGVnSwleIFUHmXKzdANqJAfer_cbqKBK64mMVB2X_gD15IZyA50F-g947e04PKauLs4kO0vHHybS7R46AHMn2tPnfwqXim7JXFaOrH7FGMw0EXfqRqzq9mni84tPfyUvLW0zKlFg_2vCdf4V3Cfhj0W560rL2BGTx3oPb1ORKc/s16000-rw/Black%20Friday%20renova%20estoque%20de%2096,8%25%20dos%20comerciantes%20do%20Distrito%20Federal.jpeg)
Também houve crescimento na adesão às estratégias de vendas. Na primeira consulta, 69,95% planejava usar técnicas para atrair consumidores na Black Friday. Já na segunda pesquisa, aproximadamente 86%, afirmaram ter utilizado estratégias de vendas, resultado cerca de 24% maior que o expectado. As principais estratégias aplicadas foram as promoções (32,96%), a diversidade de produtos (19,61%) e a divulgação em veículos de comunicação (15,16%).
A maioria das lojas vendeu mais no cartão de crédito (84,21%), seguido pela modalidade débito (15,44%). O meio físico seguiu conquistando mais clientes, com 99,30% do apurado, enquanto apenas 0,70% venderam mais através da internet.
Metodologia
Os dados da pesquisa foram coletados entre os dias 29 de novembro e 19 de dezembro de 2023. A abordagem aos lojistas compreendeu uma amostra de 502 empresas.
O principal objetivo dessa segunda medição é apurar o resultado das vendas efetivamente alcançadas na Black Friday 2023. Visando a acurácia dos resultados, a pesquisa de Pós-Vendas foi aplicada no mesmo campo amostral utilizado para a pesquisa sobre a Expectativa de Vendas realizada anteriormente pelo Instituto Fecomércio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpHRXVgLJ204ORBO1-GZTAftU57q6fGu6pRyRo3fWXb7m49GJ4SjSHy8yrnbHXkeraFFbpEo-MZnHa-cwUh6X2PIfvszYN3yAGxZGVW8YPrnnH2GZQ1OpZMSazwslNZp-Qy9EBb-_t28eX8i4o-Sef5hyphenhyphenI0Rln-QHZxFTnjITXszOSVQiUg_osskxGIVE/s16000-rw/Black%20Friday%20renova%20estoque%20de%2096,8%25%20dos%20comerciantes%20do%20Distrito%20Federal-1.jpeg)
Metodologia
Os dados da pesquisa foram coletados entre os dias 29 de novembro e 19 de dezembro de 2023. A abordagem aos lojistas compreendeu uma amostra de 502 empresas.
O principal objetivo dessa segunda medição é apurar o resultado das vendas efetivamente alcançadas na Black Friday 2023. Visando a acurácia dos resultados, a pesquisa de Pós-Vendas foi aplicada no mesmo campo amostral utilizado para a pesquisa sobre a Expectativa de Vendas realizada anteriormente pelo Instituto Fecomércio.
Segundo a pesquisa de pós-vendas do Instituto Fecomércio-DF, 96,8% dos estabelecimentos renovaram seus estoques para as vendas de final de ano após a Black Friday de 2023, desempenho superior aos 83,9% registrados em 2022.
A adesão dos lojistas ao período de descontos foi alta, com cerca de 94%, aumentando 11 pontos percentuais do índice que foi previsto na pesquisa de expectativa.
O período da Black Friday teve alta importância para a maior parte dos lojistas do DF (55,12%). No geral, 50,54% do comércio teve vendas melhores em 2023 no comparativo com a performance do ano anterior. Outros 31,10% disseram que as vendas foram iguais e 18,37% informaram que o apurado foi pior. Os artigos de Eletroeletrônico e Vestuário atraíram mais consumidores e lideraram as médias de faturamento por segmento (56 mil e 34 mil, respectivamente).
“A Black Friday se mostra cada vez mais inserida no calendário do comércio brasileiro. Ela chegou para otimizar a dinâmica dos lojistas na renovação de estoque e impulsionamento das vendas no fim de ano. E pelo que pudemos ver, no Distrito Federal, as lojas de rua e de shopping, de fato, conseguiram aproveitar essa oportunidade e atrair os clientes para participar do período de promoção, pois cerca de 50% dos entrevistados disseram que as vendas foram melhores que no ano passado”, explicou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5FaH0NcN8z9tA7i7OzqGVnSwleIFUHmXKzdANqJAfer_cbqKBK64mMVB2X_gD15IZyA50F-g947e04PKauLs4kO0vHHybS7R46AHMn2tPnfwqXim7JXFaOrH7FGMw0EXfqRqzq9mni84tPfyUvLW0zKlFg_2vCdf4V3Cfhj0W560rL2BGTx3oPb1ORKc/s16000-rw/Black%20Friday%20renova%20estoque%20de%2096,8%25%20dos%20comerciantes%20do%20Distrito%20Federal.jpeg)
Também houve crescimento na adesão às estratégias de vendas. Na primeira consulta, 69,95% planejava usar técnicas para atrair consumidores na Black Friday. Já na segunda pesquisa, aproximadamente 86%, afirmaram ter utilizado estratégias de vendas, resultado cerca de 24% maior que o expectado. As principais estratégias aplicadas foram as promoções (32,96%), a diversidade de produtos (19,61%) e a divulgação em veículos de comunicação (15,16%).
A maioria das lojas vendeu mais no cartão de crédito (84,21%), seguido pela modalidade débito (15,44%). O meio físico seguiu conquistando mais clientes, com 99,30% do apurado, enquanto apenas 0,70% venderam mais através da internet.
Metodologia
Os dados da pesquisa foram coletados entre os dias 29 de novembro e 19 de dezembro de 2023. A abordagem aos lojistas compreendeu uma amostra de 502 empresas.
O principal objetivo dessa segunda medição é apurar o resultado das vendas efetivamente alcançadas na Black Friday 2023. Visando a acurácia dos resultados, a pesquisa de Pós-Vendas foi aplicada no mesmo campo amostral utilizado para a pesquisa sobre a Expectativa de Vendas realizada anteriormente pelo Instituto Fecomércio.
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Metodologia
Os dados da pesquisa foram coletados entre os dias 29 de novembro e 19 de dezembro de 2023. A abordagem aos lojistas compreendeu uma amostra de 502 empresas.
O principal objetivo dessa segunda medição é apurar o resultado das vendas efetivamente alcançadas na Black Friday 2023. Visando a acurácia dos resultados, a pesquisa de Pós-Vendas foi aplicada no mesmo campo amostral utilizado para a pesquisa sobre a Expectativa de Vendas realizada anteriormente pelo Instituto Fecomércio.