
A Câmara Setorial de Mineração (Casmin) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realizou quarta-feira (21/1) sua primeira reunião do ano na Casa da Indústria. O encontro, conduzido pelo presidente Itair Nunes, reuniu conselheiros representantes do setor mineral para discutir ações estratégicas para o desenvolvimento da atividade no Estado.
"Todos nós empreendedores temos parte no desenvolvimento do nosso Estado, e a mineração faz parte disso. Nosso papel como Casmin é atuar no fortalecimento de um setor de mineração mais forte em Goiás", afirmou Itair.

Oportunidades
Entre os temas debatidos, destaca-se a industrialização de terras raras como oportunidade de crescimento e investimento no cenário econômico estadual. O empresário Felipe Starling, da Aclara, apresentou a planta piloto de colheita de terras raras em Nova Roma, com investimento previsto de US$ 680 milhões e previsão de operação por mais de vinte anos.
"As terras raras são um produto concentrado extraído a partir de argilas iônicas. Esse concentrado já é um produto com altíssimo valor agregado, mas a empresa também está se propondo a seguir verticalizando a cadeia para as próximas etapas", explicou o empresário.
De acordo com Starling, o processo de separação ocorre principalmente na China, mas o empresário afirma o desejo de realizar o procedimento no Brasil. Atualmente, a planta está em fase de análise de licença prévia. Os produtos propostos pela Aclara se concentram no ímã permanente, que pode ser usado em motores, veículos elétricos, turbinas eólicas, produtos de alta tecnologia e artigos da indústria militar.
Consoante a isso, Itair Nunes levantou a proposta de realização de visitas técnicas em empresas de mineração. A iniciativa visa promover o conhecimento prático, a troca de experiências e o fortalecimento da integração entre os diversos segmentos da mineração em Goiás.
Planejamento estratégico
Outro ponto de pauta foi a introdução do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERN), que estabelece diretrizes para o aproveitamento sustentável dos recursos minerais do estado. A gerente de Projetos Estratégicos do Setor Produtivo da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC-GO), Livia Marques, reforçou a necessidade e importância de parcerias com a Fieg e empresas do setor para a implementação ativa do PERM.
Na ocasião, o deputado Lineu Olimpo abordou demandas do setor, sugerindo a "avaliação socioeconômica separada da avaliação ambiental para incentivar e viabilizar investimentos" e reforçou a necessidade de dar continuidade às discussões quanto aos trâmites de avaliação para incentivar o avanço do setor de mineração em Goiás.
Ademais, a gerente de Atividades Industriais, Minerárias e Gestão de Áreas Contaminadas da Semad Goiás, Joyce Rodrigues Lobo, apresentou e esclareceu detalhes do Sistema Ipê, abordando atualizações, adaptações e medidas de mitigação para aprimoramento das políticas públicas voltadas à atividade.
Homenagem
O momento também incluiu a homenagem ao ex-presidente da Casmin, Wilson Borges, em reconhecimento à sua dedicação e contribuição ao Sistema Indústria, com a entrega de uma placa comemorativa destacando a atuação de Borges à frente da câmara setorial. O reconhecimento ressaltou o legado de liderança e diálogo construído ao longo de sua gestão.
Estiveram presentes os presidentes Pedro Fábio Rassi (Sindibrita); Luiz Carlos Borges (Sindiareia); Sarkis Nabi Curi (CIC-Fieg); Lucas Bernardino (Fieg Jovem); Nilo Bernardino (Sincal); e Luiz Vessani (Minde); os empresários Luiz Curado (TGM), Antonio Meirelles (Mosaic) e Lucas Campos (Brasil Minério).

