Bio Caldo - Quit Alimentos

Alunos surdos de escola pública de Taguatinga visitam exposição inclusiva

Fotos: Divulgação

As obras são do primeiro artista surdo a expor na capital, Marcos Anthony. A iniciativa é promover o protagonismo dos estudantes além de incentivar a arte como meio de socialização

Da redação

A sala de aula para 60 alunos surdos da Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga, entre 6 a 21 anos, foi diferente na manhã desta quarta-feira (26). Os estudantes puderam conhecer e visitar a exposição com 50 obras do primeiro artista surdo a expor na capital, Marcos Anthony.

A professora de Artes Cênicas e Visuais Rosa Pires, explica que a instituição de ensino pública atende cerca de 70 alunos desde a Educação Infantil até EJA, e que os estudantes participam de projetos de pintura, reciclagem e desenho, o que contribui para o protagonismo e o desenvolvimento artístico.
"O projeto do artista Marcos Anthony de oferecer que os alunos saiam da sala de aula e tenham um contato com obras feitas por um surdo, é afirmar que os estudantes podem chegar onde eles quiserem. Ter essa experiência pessoal de conhecer um pintor surdo que já teve obras expostas em diversas partes do mundo, mostra que ele pode ter sua representatividade em qualquer lugar da sociedade, seja como artista, médico ou professor. O importante é termos exemplos! ", ressaltou a professora.

Para a estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Renata dos Anjos, de 18 anos, diz que ficou emocionada ao entrar na exposição e saber que cada obra expressa um sentimento único. "Sinto que essa influência das artes é uma expressão da solidão dos surdos! No fundo, temos um mundo só nosso onde mergulhamos no vazio do som! Me senti muito orgulhosa de saber que somos capazes e que devemos vencer o preconceito seja por meio da arte, além de mostrarmos que podemos fazer qualquer coisa como qualquer outro ouvinte", falou emocionada a aluna.

Márlon Alves da Silva, de 17 anos, é outro aluno surdo que frequenta as aulas de artes da professora Rosa. Ele comenta que foi a primeira vez que teve contato com obras feitas por um surdo. "Pensar que foi um surdo que fez tudo isso é inspirador. Somente quem é surdo tem a dimensão de expressar por uma tela todo esse sentimento", elogiou.

O artista surdo Marco Anthony, idealizador do projeto "Pintores", explica que a arte tem grande importância na educação dos surdos, apesar de uma parcela da população ainda não ter acesso, particularmente, às pessoas com necessidades especiais. "O projeto surgiu de a necessidade de surdos não terem acesso à cultura, em geral! Então pensei em realizar oficinas de pintura e visitação a minha exposição onde recebemos mais de 200 crianças e adolescentes. O grande objetivo do projeto foi promover mais acessibilidade para surdos além de dar mais autonomia e liberdade para que essas pessoas possam ser incluídas na sociedade de forma justa e equitativa", afirmou Marcos Anthony.

Serviço:

Exposição " Arte: Estrela do Silêncio
Quando: até o dia 25 de julho
Horário: De segunda a sábado, das 9h até 20h
Onde: Soul Art GalleryEdifício Easy Rua das Pitangueiras, lote 5/6 Cowmeia Coworking Águas Claras.Brasília – DF
Entrada gratuita

Galeria de fotos






Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem