Bio Caldo - Quit Alimentos

Goiás bate recorde histórico no abate de bovinos

No cenário nacional, o abate de bovinos também cresceu: foi registrado aumento de 12,2% no terceiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior (Foto: Divulgação)
No cenário nacional, o abate de bovinos também cresceu: foi registrado aumento de 12,2% no terceiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior (Foto: Divulgação)

Goiás celebra um marco significativo no setor agropecuário ao atingir um recorde histórico no abate de bovinos no 3º trimestre deste ano, segundo dados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por Juliana Carnevalli - Agência Cora Coralina

O levantamento, publicado nesta quinta-feira (07/12), revelou que, no terceiro trimestre de 2023, 956.921 mil cabeças de bovinos foram abatidas no estado, marcando um aumento de 4,7% em relação ao trimestre anterior e de expressivos 11,4% em relação ao mesmo período de 2022. Esse número representa o pico da série histórica, iniciada em 1997. 

Superintendente de Produção da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Patrícia Honorato comenta que os números são bastante positivos para o Estado de Goiás.

“Esses indicadores reforçam o comprometimento dos pecuaristas goianos, evidenciando um panorama de competitividade e destacando o estado como um ambiente atrativo, especialmente no contexto do agronegócio robusto que caracteriza Goiás”, destaca. 

Abate de bovinos e suínos

No cenário nacional, o abate de bovinos também cresceu: foi registrado aumento de 12,2% no terceiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 8,93 milhões de cabeças, também o maior número registrado para o Brasil desde o início da série histórica. 

Além do destaque no abate de bovinos, Goiás também registrou crescimento no abate de suínos. No segundo trimestre de 2023, 508,4 mil cabeças foram abatidas, representando um aumento de 6,4% em relação ao trimestre anterior. Em relação ao terceiro trimestre de 2022, o crescimento foi mais moderado, atingindo 0,3%. 

Pesquisa

A Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do IBGE fornece informações sobre o total de cabeças abatidas e o peso total das carcaças para as espécies de bovinos (bois, vacas, novilhos e novilhas), suínos e frangos, tendo como unidade de coleta o estabelecimento que efetua o abate sob fiscalização sanitária federal, estadual ou municipal. 
Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem