Os conselhos de Infraestrutura (Coinfra) e da Agroindústria (CTA) da Fieg, respectivamente liderados pelos empresários Célio Eustáquio de Moura e Marduk Duarte, promoveram quinta-feira (19/10), na Casa da Indústria, o seminário Agroindústria e Ferrovia: Nos Trilhos do Desenvolvimento em Goiás, com participação do gerente de Fomento da VLi, Edson Eddy Zacarias, e do gerente de Relações Institucionais da companhia, Fernando Künsch.
No encontro, foram apresentados números da VLi, atuação da empresa em Goiás e no Distrito Federal, onde atualmente é a concessionária responsável por trecho da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), e detalhes do LabCerrado, iniciativa em parceria com a Embrapa que visa ao fomento da agroinovação, por meio de pesquisa, tecnologia e agroempreendedorismo, aliando logística e agronegócio nos Estados de Goiás, Minas Gerais e Tocantins.
De acordo com Edson Zacarias, o projeto do LabCerrado busca explorar o potencial agrícola e logístico da região. Entre 2022 e 2023 foram investidos cerca de R$ 40 milhões na iniciativa, incluindo recursos de novas parcerias, para promover a competitividade, por meio de um plano estratégico ferroviário como catalisador do desenvolvimento.
"Estamos nos atrevendo como transportadores de carga em ajudar com a segurança alimentar, liderando um projeto com pegada sustentável e de desenvolvimento territorial", afirmou o gerente de Fomento da VLi, que completou que algumas discussões precisam ser tiradas do papel. "Estamos desafiando a Embrapa para criar cultivares para ampliar produtividade da região para todo o ano."
A reunião com a VLi foi acompanhada por conselheiros dos Coinfra e CTA, além de empresários goianos ligados aos setores de infraestrutura e agronegócio.