Bio Caldo - Quit Alimentos

Na Fieg, Finlândia busca ampliar comércio bilateral e parcerias estratégicas



Qual o segredo da felicidade? De acordo com os indicadores da Finlândia, país considerado o mais feliz do mundo nos últimos seis anos pelo Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Felicidade Mundial, trata-se de uma combinação de estabilidade política, cuidado com o meio ambiente, proteção de direitos, fomento aos negócios e incentivo à inovação. Esse é o fio condutor de uma economia que movimenta €289 bilhões em Produto Interno Bruto (PIB), com apenas 5,5 milhões de habitantes, e que possui 78% dos jovens secundaristas matriculados em educação profissional.

De olho nas oportunidades tanto para ampliar o comércio bilateral com Goiás quanto em parcerias nas áreas de educação, pesquisa e inovação, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) promoveu quarta-feira (11/10), na Casa da Indústria, o Seminário de Oportunidades Finlândia Goiás, com participação de comitiva da Embaixada da Finlândia no Brasil. Na oportunidade, foram detalhadas à embaixadora Johanna Karanko e membros de sua equipe as possibilidades de negócios em áreas consideradas estratégicas ao Estado, como a agroindústria, as cadeias sucroenergética e de mineração e soluções voltadas à Indústria 4.0. Foi ainda apresentado o trabalho desenvolvido pelo Sesi e Senai Goiás na formação profissional de jovens, já considerando as competências do futuro.

A comitiva foi recebida pelo presidente da Fieg, Sandro Mabel, pelos vice-presidentes André Rocha, Emílio Bittar e Flávio Rassi e pelos representantes setoriais Everaldo Fiatkoski (comércio exterior), Marduk Duarte (agroindústria), Luciano Lacerda (tecnologia e inovação), Wilson Borges (mineração) e Luiz Antônio Vessani (Sieeg-DF). O encontro foi acompanhado ainda pelo presidente do Sindcel, Célio Eustáquio de Moura, pelos superintendentes Paulo Vargas (Sesi e Senai) e Lenner Rocha (Fieg) e pelo diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai, Claudemir Bonatto.

No âmbito da educação, Sandro Mabel destacou a atuação do Sistema Indústria em Goiás para dar suporte à atração de investimentos ao Estado. "A área de educação é muito importante na Fieg e temos crescido muito na parte de qualificação profissional, preparando nossos jovens hoje para o futuro da indústria na próxima década. O objetivo é servir o Estado com tecnologia e pessoas capacitadas para atuar nas diversas frentes de desenvolvimento do setor industrial em Goiás."



A embaixadora Johanna Karanko destacou que o principal ativo da Finlândia são as pessoas. "A Finlândia não tem muitos recursos naturais, nossos recursos são as pessoas e investimos nelas para ter mais competitividade no mercado mundial", afirmou, ressaltando que a visita a Goiânia busca fortalecer negócios e parcerias com Goiás em áreas que o país europeu se destaca, como TIC & Digitalização, Mineração sustentável, Agricultura de precisão, Energia inteligente e Educação & Edtech.

Nesse sentido, serão articuladas ações para estreitar esse relacionamento bilateral, inclusive com possível programação de missão à Finlândia para conhecer boas práticas nas áreas de bioeconomia, economia circular, descarbonização, tecnologia e inovação e de educação, como formação de professores e formação profissional de jovens.

O seminário, organizado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fieg, contou ainda com momento dedicado ao networking, com participação da diretora da Business Finland, Heidi Virta; do presidente da Câmara de Comércio Finlândia-Brasil, Sergio Chamone; do diretor de vendas da Nokia, Marcio Veronesi; do representante de vendas na América Latina da Vaisala, Marcos Porto; da vice-cônsul de Ciência e Ensino Superior do Consulado da Finlândia em São Paulo, Johanna Kivimäki; e da analista de Energia, Água e Sustentabilidade da Business Finland, Natália Araújo. O objetivo foi identificar oportunidades de negócios e parcerias com empresas goianas.

Com informações da FIEG
Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem