Iniciativa visa alinhar as demandas, ampliar o atendimento às indústrias e buscar soluções para potencializar a atuação do segmento em Goiás
Sarkis Nabi Curi, presidente da Câmara da Indústria da Construção da Fieg, fala no encontro do segmento promovido pelo Senai Canaã: estreitar relacionamento - Foto: Divulgação.
Dando sequência ao plano de ação para mapear as demandas e identificar os gargalos dos principais setores industriais do Estado, a Escola Senai Vila Canaã, de Goiânia, realizou quinta‑feira (25/05), no Dia da Indústria, reunião com grupo de empresários da área de construção para discutir estratégias de atuação que contribuam para a melhoria de seu desempenho, em meio ao acelerado cresci‑ mento do setor em Goiás.
Este é o segundo encontro promovido pela unidade, que anteriormente reuniu representantes das indústrias gráficas, no início do mês. “O objetivo é promover uma escuta ativa com os setores industriais e propor soluções alinhadas com as reais necessidades das empresas, tanto em ações de formação profissional quanto na oferta de serviços de tecnologia e inovação”, explicou o gerente de Educação e Profissional do Senai, Osvair Matos.
Diretora do Senai Canaã, Aliana Calaça falou sobre a importância da indústria de construção para a economia goiana e as ações que a unidade está implantando para ampliar o atendimento ao setor, como a recém‑acreditação, pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), do seu Laboratório de Construção Civil. “A acreditação é mais um passo que a instituição dá para contribuir com a competitividade do segmento, com foco na melhoria da qualidade dos produtos desenvolvidos pelas indústrias. O Senai também investe continuamente na modernização de seus ambientes de ensino e atualização do seu quadro de docentes para oferecer formação técnica de excelência. Porém, é fundamental realizar encontros como estes para ouvir os empresários e aumentar o portfólio de cursos customizados, de acordo com o perfil apresentado pelas indústrias”, destacou.
VALORIZAÇÃO
Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), Cezar Mortari, além dos investimentos em qualificação profissional, também é necessário promover uma campanha de valorização do setor. “A indústria da construção mudou, os processos estão mais limpos e modernos, mas é preciso que as pessoas conheçam melhor essa transformação, mostrar que o mercado de trabalho ficou mais sofisticado. Há muita tecnologia e inovação na área, que demanda também uma formação técnica mais especializada”, disse.
Presidente da Câmara Setorial da Indústria da Construção, Sarkis Nabi Curi parabenizou o Senai pela iniciativa em estreitar cada vez mais o relacionamento com o setor produtivo. “Precisamos trabalhar de forma colaborativa, de mãos dadas, em busca de soluções assertivas para os problemas enfrentados pelo segmento. O Sistema Indústria já promove diversas ações para superar esses desafios, mas é preciso também industrializar toda a cadeia produtiva da construção, para que os fornecedores desenvolvam insumos de qualidade, que estejam alinhados com as atuais exigências do setor”, ressaltou.
Mariana Ribeiro, da Toctao Engenharia, empresa parceira do Senai em diversas ações de qualificação profissional, também destacou a importância da acreditação do Laboratório de Construção Civil para a valorização do setor em Goiás. “O Senai já é referência da formação de mão de obra para as indústrias do segmento, com a acreditação do laboratório o setor vai ter mais um diferencial competitivo no mercado, todos nós ganhamos”.
A equipe técnica do Senai apresentou aos participantes os principais produtos e serviços oferecidos para o setor, como o portfólio de cursos exclusivos para formação de jovens aprendizes, programas customizados nas modalidades de aperfeiçoamento e qualificação profissional, além da oferta de assessoria técnica e consultorias especializadas.